11 de outubro de 2017 às 18h54

22 de março, Dia dos Trabalhadores do Saneamento Básico

Agora é lei: a partir de 2018, o Dia do Trabalhador e Trabalhadora do Saneamento Básico será celebrado em 22 de março. A data tem como objetivo conscientizar a categoria e a sociedade sobre a importância dos serviços de saneamento e divulgar à população sobre a necessidade de adotarmos medidas estruturais para a preservação do meio ambiente. A proposta foi aprovada e sancionada pelo governador em 3 de outubro.

O presidente do Sindaema, Fábio Giori, destaca a importância da data para a categoria. “Pode parecer simbólico mas é uma vitória muito importante. Agora precisamos trabalhar os Acordos Coletivos e aprovar leis municipais onde existem Saae’s para que essa data seja considerada feriado. Desta forma, podemos transformar o dia 22/03 numa data de comemoração e luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e do saneamento básico”.

O deputado Nunes, autor da proposta, falou sobre a importância do reconhecimento da categoria. “É muito importante dar visibilidade a esses trabalhadores, que são fundamentais para a sociedade capixaba. Eles têm uma responsabilidade muito grande na realização de serviços de saneamento de qualidade e na promoção de bem-estar para a população. Certamente são merecedores desse dia”.