29 de janeiro de 2018 às 11h16

Boletim do Fama nº2

A equipe de comunicação do Fama 2018 lançou o seu segundo boletim informativo, trazendo informações sobre os comitês do Fórum e como criá-los. Confira:

Os comitês do Fama

Os comitês locais do Fórum Alternativo Mundial da Água - FAMA seguem sendo criados por todo o Brasil. Já temos comitês em 15 estados e outros em processo de construção. Trata-se um instrumento estratégico para a luta em defesa da água como direito, e não mercadoria, pela soberania popular e em defesa dos direitos humanos, da natureza e do planeta. O processo de construção dos comitês tem se dado de forma democrática, horizontal e com a capacidade de unir vários movimentos do campo e da cidade, igrejas, universidades, movimento ambientalista, entre outros.

Os comitês do FAMA devem se tornar o principal legado desse processo que começou no início de 2017, terá um momento importante entre os dias 17 e 22 de março, em Brasília e, simultaneamente, em vários estados brasileiros e países, porém, será fundamental que permaneçam desenvolvendo a luta, e, mais que isso, se fortaleçam e continuem sendo constituídos e enraizados.

Se você ou sua organização tem interesse em se incorporar a esse processo entre em contato como o comitê do seu estado, se não tem comitê articule sua criação. Reúna entidades que se mobilizam na sua cidade, no seu bairro na sua universidade apresente o FAMA, monte um comitê e, mãos a obra!

Veja na página do Fama os comitês criados e os contatos. Venha fortalecer essa luta.

Como criar um comitê do Fama na minha região?

1. Conhecer: Acesse a página de Facebook e o site do Fama para conhecer o trabalho realizado até então e assinar (junto com sua organização) nosso manifesto e nossa carta de princípios.

2. Contratar o Fama: Entre em contato com a organização do Fama para auxiliarmos na mobilização de grupos na região e na criação do comitê através do E-mail executiva@fama2018.org

3. Convidar: Entre em contato com organizações que lutam contra a privatização da água, a devastação do meio ambiente, a exploração e a opressão para criar o comitê em sua região.

4. Lançar: Uma vez engajadas as organizações e ativistas, é realizado um lançamento na região que deve contar com a presença de alguma representação da coordenação do Fama.

5. Massificar: Uma vez lançado o comitê, é hora de trazer mais grupos e pessoas realizando assembleias populares da água, visitando escolas, realizando seminários e ações sobre a água.

6. Co-construir: Indique duas pessoas para acompanhar/apoiar a organização coletiva do evento em março e duas pessoas para participar da comissão de comunicação nacional do Fama.

7. Lutar: Organize uma caravana de sua região para Brasília para o dia 17 até 22 de março e realize também mobilizações simultâneas em sua região para quem não puder ir presencialmente ao Fama.

Água é direito dos povos e da natureza, não mercadoria!