12 de junho de 2018 às 17h47

Cesan condenada a pagar danos morais a trabalhador

O TRT-ES  manteve a sentença que declarou  nula a pena de advertência aplicada ao empregado Nery Martins Neto, que é representante dos trabalhadores no Conselho da Cesan.

O tribunal também  condenou a empresa ao pagamento de DANOS MORAIS. Trata-se de uma vitória importantíssima para todos os empregados uma vez que a empresa vem tentando punir de forma discriminatória, já que só esse servidor foi advertido pela empresa.

O filiado Nery teria encaminhado uma mensagem de WhatsApp de autoria do Sindaema, a pedido de seu Gestor, relativo à GER, na qual continha a insatisfação da categoria pelo não pagamento da parcela naquela oportunidade.

Embora não tenha sido o autor da mensagem, tenha sido absolvido pelo Conselho de Ética e tenha ficado provado que inúmeros empregados repassaram a mesma mensagem, apenas Nery foi denunciado e punido com Advertência Disciplinar pela Diretoria.

"Ou seja, restou demonstrada de forma cabal a perseguição da empresa ao empregado, que foi diretor sindical com postura atuante na defesa do interessa dos trabalhadores, caracterizando-se atitude discriminatória e antissindical. Diante do fato, imediatamente o sindicato acionou o seu jurídico e fez a ação trabalhista para que fosse declarada NULA a pena de advertência aplicada", afirmou o advogado do sindicato Ygor Tironi.

Mais uma vez o Sindaema mostrou sua força e empenho na defesa do trabalhador e na luta incansável para não permitir que práticas antissindicais e discriminatórias aconteçam na Cesan, a qual deve agir, sempre, pautada nos princípios da transparências, legalidade, moralidade e imparcialidade.