30 de maio de 2018 às 19h20

Decisão atende a reivindicação dos trabalhadores da Cesan

Prezado trabalhador e prezada trabalhadora,

Em atendimento à revindicação da categoria, a direção do Sindaema decidiu suspender a cobrança da taxa de reforço sindical que havia sido aprovada em assembleia geral e que deveria ser descontada de todos os trabalhadores, conforme previsto em  nosso Acordo Coletivo de Trabalho.

Em um primeiro momento, diante da solicitação de alguns trabalhadores, foi definido que o desconto seria feito em duas vezes, sendo a primeira no pagamento de maio e a segunda em junho, de modo que a contribuição não onerasse as finanças dos trabalhadores da Cesan.

Com o acirramento da crise econômica no país, uma parcela significativa dos filiados se manifestou insatisfeita com a cobrança, mesmo que parcelada. Sendo assim o sindicato reavaliou e decidiu pela suspensão da taxa, mas é importante frisar que existe uma preocupação muito grande com a situação financeira da entidade, com o quadro que vem sendo desenhado e as perspectivas de um acirramento na luta pelos direitos desta categoria.

Vale também lembrar, mais uma vez, que o saldo positivo apresentado pelo Sindaema em 2017, que por vezes foi usado como argumento para que a taxação não fosse realizada, é fruto de receitas extraordinárias de imposto sindical e honorários de sucumbência de processos trabalhistas.

Sobre esse aspecto ressaltamos que essas importantes contribuições não mais acontecerão nesta proporção, visto que a reforma trabalhista resultou na desobrigação do pagamento do imposto sindical e também na diminuição de ingresso de processos trabalhistas pelos  filiados.

De acordo com nosso departamento financeiro, a instituição deve perder receitas, nos próximos anos, na ordem de 40%, o que nos levará a uma profunda crise financeira que pode comprometer a prestação de assistência aos trabalhadores.

Diante desse cenário, criado para desestabilizar a luta sindical, é fundamental que a categoria se sensibilize e tome consciência da importância  da entidade na defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Nesse contexto o sindicato é uma ferramenta ainda mais importante para aqueles que não querem ficar nas mãos dos patrões, que buscam valorização, reconhecimento e a manutenção dos direitos já conquistados.

Existe hoje um movimento que tenta acabar com os sindicatos brasileiros. Para evitar que essa ação ganhe força, faremos um movimento contrário. Iniciamos uma campanha de conscientização e sindicalização de trabalhadores para continuarmos na luta pelos direitos trabalhistas.

Convidamos você para participar desse movimento que tem como objetivo estreitar os laços entre nós, em seus diversos segmentos, objetivando um futuro seguro para que todos possam exercer suas atividades laborais.

Tendo em vista a delicadeza e singularidade do momento, nos colocamos à disposição para prestar contas das nossas receitas e despesas, como aconteceu na assembleia de prestação de contas ou, individualmente, para qualquer sindicalizado que o solicitar.

Contamos com a compreensão da categoria diante da complexidade do quadro e reforçamos nosso compromisso de zelar pelas nossas receitas de forma que possamos estar sempre presentes nas lutas dos nossos trabalhadores e trabalhadoras.

Direção Sindaema