24 de setembro de 2018 às 19h17

Dez anos de reajustes para os trabalhadores da Cesan

Nos últimos dez anos a inflação medida pelo IPCA e pelo INPC ficou respectivamente em 81,9% e 84,9%,enquanto os reajustes conquistados pela categoria através do Sindaema foram de 98,6% nos salários e de 129,9% no tíquete alimentação. Ou seja, os salários de 2007 praticamente dobraram até 2017, e o tíquete alimentação mais que dobrou!

Nos anos de 2015 e 2016 tivemos as maiores inflações do período, sendo que o governo do Estado não concedeu reajuste para os servidores, mas o Sindaema conseguiu por meio de duas greves históricas e via dissídio coletivo conquistar os reajustes para a categoria.

Isso sem falar nos abonos em tíquete e dinheiro recebidos neste período e as promoções por antiguidade, merecimento e crescimento diferenciado. Outro destaque relevante é que o valor do tíquete alimentação vem se mantendo acima de um salário mínimo.

Você conhece os índices usados pelo Sindicato?

O que é IPCA?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, é o índice ocial de inação no país. Calculado mensalmente pelo IBGE, ele leva em consideração os preços pagos à vista em estabelecimentos comerciais, aluguéis e compras de imóveis, serviços públicos e prestadores de serviços. O objetivo principal do IPCA é mostrar o custo de vida médio de famílias que vivem nas regiões metropolitanas das principais cidades do país, e que possuem uma renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos, não importando qual seja a origem desta renda. Além disto, este índice também é utilizado pelo Banco Central como referência em sua meta de inflaação, que atualmente é de 4,5% ao ano.

O que é INPC?

Assim como o IPCA, o INPC também é calculado mensalmente pelo IBGE e leva em consideração os preços pagos à vista em estabelecimentos comerciais, aluguéis e compras de imóveis, serviços públicos e prestadores de serviços. Entretanto, a principal diferença entre os dois índices é que o INPC considera as famílias que possuem uma renda de até 5 salários mínimos mensais. Enfim, o INPC é bastante utilizado para cálculos de reajustes salariais, visando manter o poder de compra do trabalhador perante à inflação.