03 de novembro de 2017 às 17h04

Entidades se unem e cobram fim à impunidade da Samarco

A maior tragédia ambiental da história do Brasil completa dois anos neste domingo, dia 05/11. Para marcar essa data, a Diocese de Colatina convoca os moradores da cidade e mais 22 entidades da sociedade civil para o 3º Manifesto pelo Rio Doce, com o lema “Somos Todos Atingidos”, neste dia 04, às 8h.

A concentração será em frente ao Colégio Polivalente do Bairro São Silvano. A caminhada vai seguir pela Ponte Florentino Avidos e terminar a caminhada na Avenida Beira-Rio, no centro. Faremos o enfrentamento à impunidade da Samarco, além de orações pelas vítimas e pelo meio ambiente.

A lama de rejeitos da Samarco devastou o Rio Doce e diversas comunidades ribeirinhas desde Mariana-MG, local do acidente, até cidades do norte capixaba. Até hoje as autoridades não agiram com a firmeza necessária para cobrar das empresas responsáveis, aplicar as devidas punições e compensações aos atingidos.

Para o Bispo Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, é preciso ter consciência ecológica e cobrar medidas cabíveis dos governantes e punições mais rígidas aos responsáveis. “O mal causado por essa lama tóxica é enorme e é triste ver a impunidade prevalecendo”.

Ele também questiona as pesquisas da Samarco relacionadas à qualidade da água, que apontam estar própria para o consumo, e reivindica maior imparcialidade no processo.“ A Fundação Renova, da Samarco, aponta que podemos consumir essa água, enquanto outros laboratórios já afirmaram o contrário. Nós não sabemos que água estamos tomando”.

Serviço - 3º Manifesto pelo Rio Doce, “Somos Todos Atingidos”

Concentração: Em frente ao Colégio Polivalente, Bairro São Silvano, Colatina-ES.

Data: 04/11/2017