21 de fevereiro de 2018 às 10h39

Mulheres urbanitárias na luta em defesa da água

Nota e foto da Federação Nacional dos Urbanitários

O Fórum Alternativo Mundial da Água - FAMA 2018 - acontecerá entre os dias 17 e 22 de março de 2018, em Brasília - DF. É um evento internacional, democrático e que pretende reunir mundialmente organizações e movimentos sociais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida.

O FAMA pretende unificar a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar a água em uma mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água. Tentando transformar este direito em um recurso inalcançável para muitas populações.

Neste contexto de lutas e mobilizações todos os atores envolvidos tem papel estratégico, especialmente as mulheres urbanitárias que estão no dia a dia lidando com a questão da água e do saneamento ambiental nas empresas em que trabalham. As companheiras do setor de saneamento estão bravamente nas frentes de lutas nas entidades sindicais, batalhando contra a privatização das companhias estaduais de saneamento, como forma de preservar a água como um bem público e universal.

Os enfrentamentos das mulheres urbanitárias devem extrapolar os muros dos sindicatos, ter

os seus horizontes ampliados com a adesão e a criação dos comitês locais do FAMA em seus estados.

O momento é crítico, de aprofundamento do golpe, e exige coragem, mas, sobretudo, capacidade de se reinventar com novas formas de organização.

Portanto, é de fundamental importância à presença das companheiras nos comitês nos estados, não de forma figurativa, mas de maneira proativa, com propostas concretas e ações no sentido de lutar pela água como bem de todos e de todas, e não como mercadoria.