26 de janeiro de 2019 às 10h32

NOTA DE REPÚDIO AO DESASTRE AMBIENTAL: BRUMADINHO -MG

O SINDAEMA presta solidáriedade ás vitimas de Brumadinho-MG, vitimas de mais um crime ambiental cometido pela ganância exploratória da mineração. Segue abaixo a nota de repúdio da entidade, redigida pelo Diretor de Meio Ambiente sobre o crime ocorrido na tarde de ontem.

"O sertão vai virar mar, É o mar virando lama..."
(Gabriel Contino / Ricardo Cruz)

Após 3 anos, 2 meses e 5 dias do Crime de Mariana e morte do Rio Doce, nos encontramos estarrecidos com outro crime , dessa vez com precedentes onde os envolvidos são os mesmos, uma impune Mineradora e o omisso Poder Público. Hoje nossa maior preocupação são com as vitimas e o Meio Ambiente. Lamentamos muito ter que nos manifestar motivados pelo inconformismo e pela sensação de impotência que nos assola diante a mais um crime ambiental que dessa vez ceifou ainda mais vidas, enterradas vivas pela ganancia e falta de zelo para com seus trabalhadores e a sociedade que vivemos. Cerca de 25% da água de abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte, são aduzidas de Brumadinho, as três barragens da Mineradora Vale desativadas desde 2015, romperam hoje, levando um mar de lama de mais de 3 Milhões de metros cúbicos a Comunidade de Vila Ferteco, a toda Bacia do Rio Paraopeba e seus efluentes que correspondem a 35 municípios mineiros. Haviam aproximadamente 300 empregados no local que sem saber, por falta de sirenes de emergência, encontraram uma avalanche de lama vindo em sua direção. Quantas barragens serão rompidas? Quantas vidas serão necessárias para que os culpados sejam responsabilizados? É dado o momento de realizar o enfrentamento com maior intensidade e vigor a política nacional que visa enfraquecer ainda mais o setor e lutar pelo fortalecimento dos órgãos ambientais a fim de rever politicas de proteção ao Meio Ambiente, assim como a regulamentação dessas barragens. É preciso acompanhar de perto a atuação das autoridades e da empresa responsável por mais esse crime, mais uma ferida aberta no coração das Minas Gerais.

Hugo Rissi
Diretor de Meio Ambiente