06 de março de 2018 às 17h58

Pauta do ACT da Tubomills protege categoria contra Reformas

A classe trabalhadora vive um momento delicado de retirada de direitos com a Reforma Trabalhista, aprovada pelo Governo Federal. Por isso, cada ação de proteção que o movimento sindical propõe aos direitos conquistados com muita luta é bastante válida.

Seguindo esta lógica, o Sindaema ouviu a categoria em assembleia e também as orientações de nossa assessoria jurídica e, no dia 16/02, entregamos o documento do Acordo Coletivo de Trabalho da Tubomills à empresa.

Assim como no ACT da Cesan, a principal característica da pauta é a defesa dos direitos conquistados pelos trabalhadores, conquistados após anos de luta e de sucesso em Acordos anteriores. De acordo com a Cláusula 28ª, a empresa se comprometeria “a manter todos os benefícios conquistados pela categoria nos acordos coletivos anteriores”, como a oferta de adicional de turno ininterrupto de revezamento, tíquete alimentação, plano de saúde, entre outros benefícios.

Vamos realizar também um seminário de análise de conjuntura política e econômica com o Dieese e a assessoria jurídica do sindicato. O objetivo é capacitar e traçar estratégias para a Comissão de Negociação da categoria.

Segundo o diretor Nildo Mendonça, a Tubomills tem travado o avanço das negociações. “A empresa tem se negado a marcar as reuniões conosco, mas o sindicato vai continuar o enfrentamento pela pauta, cobrando o prosseguimento na negociação”.

A pauta do Acordo Coletivo prevê o piso salarial da categoria de R$ 1.500,00, ganho real em 8%, acréscimo de 100% do salário nas horas extras dos sábados e 120% aos domingos, tíquete alimentação em R$ 850,00, auxílio creche no valor de R$ 400,00 e jornada de trabalho em 40h semanais, entre outros direitos.

Além disso, a pauta determina a instauração do dia 1º de maio como data-base para a negociação e o reajuste salarial de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC. A Cláusula 8ª do Acordo Coletivo da Tubomills prevê o recesso dos trabalhadores no dia 22 de março, data estabelecida para a celebração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora do Saneamento, conforme a Lei Estadual 10741/2017.

Acesse o Acordo Coletivo na íntegra