27 de novembro de 2017 às 09h57

Reunião traça estratégias de luta para o setor do saneamento

Nos dias 23 e 24 de novembro, o Sindaema marcou presença na Reunião do Coletivo de Saneamento da FNU, em Brasília. O objetivo do evento foi discutir e planejar um plano de lutas para o setor, diante das ameaças do governo de Michel Temer, que retira direitos e ameaça privatizar as empresas públicas do país.

No primeiro dia, o engenheiro da Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa, Aberlado Oliveira fez uma palestra sobre a Medida Provisória que modificaria a atual Lei do Saneamento, traçando o caminho da privatização dos serviços públicos. A mesa foi composta também pelo presidente da FNU, Pedro Blois, e pelo presidente do Sindaema, Fábio Giori.

A proposta acabaria com o contrato de programa, obrigando os municípios a fazerem licitações para a concessão dos serviços em detrimento dos contratos de programas antes celebrados diretamente com as companhias estaduais. Em outro momento, a MP transforma a Agência Nacional das Águas - ANA em uma agência reguladora do saneamento básico no país, desconfigurando por completo os objetivos de sua criação.

No segundo e último dia, a mesa debateu e colocou em aprovação o Plano de Lutas para o setor. Para o diretor João Ramos, que também marcou presença em Brasília, o evento esclareceu as dúvidas sobre as pautas relacionadas à luta em defesa do saneamento público. “A reunião foi importante pois discutiu as ameaças da privatização do setor bem como a MP do governo Temer que poderá acabar com as companhias estaduais de saneamento”.

João ainda confirmou que o plano de lutas foi atualizado e, em breve, os sindicatos filiados irão receber as pautas para que possam conhecer e assumir a responsabilidade nas ações propostas.