Na manhã desta quinta-feira (30) demos mais um grande passo em nossa luta contra a MP do saneamento. A ação aconteceu durante toda a manhã nas principais pontos da cidade de Vitória e em outras cidades do Estado. A movimentação aconteceu por meio de um encarte entregue junto ao jornal “O Metro”.
O encarte ,entregue no interior do jornal, ajudou os capixabas a se inteiraram de nossa luta contra as medidas abusivas do governo Temer. Nas cidades de Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica, além de demais cidades do interior do Estado, 12 mil exemplares do jornal foram distribuídos aos cidadãos.
A Medida Provisória
A MP, assinada no dia 06 de julho, em plena Copa do Mundo, pretende modificar a lei de saneamento. A Medida é mais um passo em direção à privatização dos setores de abastecimento de água e também de tratamento de esgoto.
O plano transforma os programas de distribuição de água em uma mercadoria, ignorando totalmente que o acesso à água é um direito fundamental de todo nosso povo. Em suma, a medida colabora para um encarecimento dos serviços em todo país, além de configurar um ataque a pessoas mais pobres.
A longo prazo, a Medida Provisória restringe o acesso de pessoas de baixa renda à distribuição de água, levando em consideração o viés mercadológico da medida. Uma vez que empresas especializadas procurariam cidades mais rentáveis para expansão do negócio, preterindo municípios menores.
Informamos que continuaremos na luta e estamos nos articulando com nossos deputados federais e senadores para que a medida seja derrubada no congresso. A água é um direito de todos.
Para se posicionar contra a MP, acesse aqui para votar.
O Sindicato dos Trabalhadores em Àgua, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo completou 50 anos de história em 2013. Possui cerca de 2 mil associados – são trabalhadores da Cesan e dos Saaes, Serviços Municipais de Água e Esgoto. Sua sede está localizada no Bairro do Moscoso, em Vitória.