29 de junho de 2018 às 17h27

Sindaema se reúne com trabalhadores da Tubomills no interior

Para explicar detalhes do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) fechado com a Tubomills e situar os trabalhadores  sobre a negociação  do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) o Sindaema realizou, no dia 19 de junho, reuniões nos municípios de Marechal Floriano , Venda Nova e Castelo.

O ACT com a Tubomills havia sido aprovado no dia 12 de junho, mas havia dúvidas entre os trabalhadores sobre a manutenção dos benefícios. “ Como os profissionais  que atuam nas cidades do interior tinham dúvidas de alguns pontos do acordo, fizemos questão de marcar essas reuniões para esclarecer a todos”, afirmou o diretor Leopoldino Batista, o  Marinho.

Outro ponto da pauta foi a negociação do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que vem sendo discutido pela comissão paritária dos trabalhadores e empresa.

“Nós informamos aos profissionais das dificuldades da negociação e sobre as ações que seriam realizadas pelo Sindaema, bem como a proposta que nós iríamos apresentar para a empresa na semana seguinte”, afirmou o presidente do sindicato, Fábio Giori.

Entenda  a negociação do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) com a Tubomills

O sindicato vem tentando realizar um  acordo para definir como será a PLR desde 2016, visto que a empresa não aceita a proposta do sindicato e nem apresenta contraproposta.

Depois de muita postergação por parte da empresa no dia 29 de maio, houve uma reunião de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT) onde ficou definido que:  o valor da PLR será de até um salário base, será formada uma comissão paritária entre trabalhadores, sindicato e empresa. Também ficou estipulado o prazo de 15 dias úteis para protocolo de proposta de acordo no MPT.

Diante do fato o Sindaema encaminhou ofício a empresa apresentando o nome dos trabalhadores e do diretor do sindicato que iriam participar da comissão  e uma proposta de metas para a PLR. O sindicato  também solicitou agendamento de reunião para o fechamento do acordo de PLR.

Na última terça-feira dia  (26/06) as comissão paritária dos trabalhadores e empresa se reuniram na sede da Tubomills para realizar reunião de negociação da PLR.  Na oportunidade o Sindaema apresentou sua proposta  e a empresa ficou de analisar e dar retorno aos representantes dos trabalhadores. A próxima reunião ficou marcada para o dia 17 de julho e as partes assumiram o compromisso de fechar o acordo de PLR até o dia 24/07.