07 de agosto de 2018 às 14h40

Sindaema solicita reunião com a Faeces para discutir reajuste do plano

Apesar de existir previsão no regulamento do plano de saúde Viva Mais de reajuste anual, a ser aplicado no mês de agosto de cada ano, todos os trabalhadores e trabalhadoras foram surpreendidos com os valores a serem reajustados.

A fundação às vésperas da data de reajuste publicou estudo atuarial que defende quase 27% de reajuste na mensalidade e na coparticipação do plano Viva Mais. No documento o atuarial apresenta a inflação médica do período com menos de 6%, no entanto sob a justificativa do alto índice de utilização do plano por parte dos usuários o mesmo sustenta a ser necessário um reajuste de quase 27% para equilibrar as receitas e despesas com o Plano.

Ainda no mesmo documento o atuarial justifica que a fundação optou por utilizar parte do fundo de reserva do plano para amenizar o reajuste a ser repassado aos usuários. Assim o reajuste será na ordem de aproximadamente 20%.

Apesar dos estudos apresentados e da justificativas, o Sindaema entende ser absurdo o reajuste proposto pela Fundação e também questiona a forma como o mesmo foi divulgado aos usuários. O reajuste de tal monta deveria ter sido divulgado com certa antecedência para evitar pegar todos de surpresa em especial os aposentados que fazem uso do plano e pagam 100% da mensalidade e da coparticipação.Na referida reunião vamos levar a fundação os pleitos dos Trabalhadores para que esse reajuste seja revisto e diminuído para a realidade do período.

Diante dos fatos narrados o sindicato fez o ofício a fundação solicitando a marcação de uma reunião com urgência para tratarmos dos referidos reajustes. De pronto a fundação atendeu o pedido do sindicato e marcou reunião para a próxima quarta-feira dia, 8 de agosto, às 9 horas na sede da fundação.

Segundo a direção do sindicato os reajustes propostos são abusivos tendo em vista que o reajuste do salário dos trabalhadores da CESAN foi reajustado em apenas 2,76% de acordo com o IPCA do período. E tendo em vista a inflação médica do período ter ficado abaixo de 6%.

À direção
Sindaema