25 de maio de 2018 às 15h49

Taxa de Reforço Sindical

Conforme deliberação da categoria em Assembleia a taxa de reforço sindical é da ordem de dois por cento sobre a remuneração e deverá ser descontada de todos os trabalhadores, filiados e não filiados, conforme consta no acordo coletivo.

O Sindaema atendendo a pedidos de trabalhadores solicitou à Cesan que parece os descontos em duas vezes, sendo a primeira no pagamento de maio e a segunda em junho.

Também informamos que o sindicato pediu à Cesan que não desconte a taxa de reforço sindical daqueles trabalhadores que voluntariamente autorizaram a empresa a descontar um dia de trabalho a título de imposto sindical, o que ocorreu no mês de março do presente ano.

Na oportunidade, ressaltamos que apesar do superávit apresentado pelo Sindaema no ano de 2017 o resultado apresentado naquele ano se deve a receitas extraordinárias de imposto sindical e honorários sucumbenciais de processos trabalhistas.

Contudo, com a reforma trabalhista que resultou na desobrigação do pagamento do imposto sindical e também na diminuição de ingresso de processos trabalhistas pelos trabalhadores filiados o sindicato deve perder receitas num futuro próximo na ordem de 40%, o que nos levará a uma profunda crise financeira que pode comprometer a prestação de assistência aos trabalhadores.

Por isso nos colocamos a disposição para prestar contas das nossas receitas e despesas como aconteceu na assembleia de prestação de contas deste mês e para qualquer trabalhador que assim requeira. Contamos com a compreensão da categoria e reforçamos nosso compromisso de zelar pelas nossas receitas e estar sempre presentes nas lutas dos nossos trabalhadores e trabalhadoras.

Direção Sindaema