03 de setembro de 2018 às 18h53

Terceirização irrestrita do trabalho é mais um retrocesso social

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu favoravelmente pela terceirização irrestrita na última quinta-feira, 30 de agosto. A aprovação autoriza que empresas contratem funcionários terceirizados para exercer qualquer função, inclusive, as chamadas atividades-fim.

A medida, além de mais um passo no caminho da precarização das relações de trabalho, torna obsoleta a súmula do Tribunal Superior de Trabalho (TST), que estabelecia uma limitação quanto a terceirização das atividades-fim. A aprovação, de acordo com o advogado do Sindaema, Ygor Tironi, é mais um retrocesso social em nosso país.

Segundo o advogado, a terceirização representa a mais nítida precarização do trabalho humano. Ele alerta ainda para uma falácia, a medida jamais gerará mais empregos. “Basta pensar: Uma empresa tem cem funcionários num setor. Agora ela vai contratar outra empresa para fazer esse serviço. Essa empresa precisa ter lucro, mas precisa pagar os salários e encargos sociais dos funcionários. Por certo, vai contratar setenta funcionários em vez de cem para ter lucro. Logo, os setenta que se virem para dar conta do que faziam cem.” Alertou ele.

Vale ressaltar também que em estudo elaborado pela CUT, foi demonstrado que funcionários terceirizados recebem cerca de 25% menos do que empregados diretamente contratados pela empresa. Além disso, estes profissionais chegam a trabalhar três horas a mais na jornada semanal e são mais expostos a doenças e morte.

Agora, que as empresas podem contratar indiscriminadamente profissionais terceirizados em todas as  atividades, a precarização das relações de trabalho torna-se cada vez mais evidente, resultando em salários menores e rotinas cada vez mais insalubres.