16 de novembro de 2018 às 18h41

Todo mundo depende dela!

• No dia 17 de novembro é celebrado o Dia da Criatividade.

A criatividade está presente na vida de qualquer pessoa. Seja no trabalho, seja para fazer o filho dormir ou no roteiro de uma viagem, toda tarefa exercida no dia-a-dia precisa de uma dose de criatividade. Tal habilidade é essencial para a manutenção do mundo, para o avanço tecnológico, para que possamos adquirir uma melhor qualidade de vida e continuarmos evoluindo.

Mas afinal, o que é a criatividade? Ela nada mais é do que a capacidade do ser humano em construir e/ou produzir algo inédito e original com um objetivo em vista. A criatividade é proveniente da busca por uma solução, nesse sentido, uma pessoa criativa é aquela que, além de se importar com o interesse do próximo, também é curiosa, corajosa e não pensa apenas de forma convencional.

Contudo, nem sempre colocar a criatividade em prática é uma tarefa fácil. É necessário que o indivíduo encontre uma atividade que desperte sua curiosidade, para que assim, a criatividade flua com mais facilidade. Outro ponto importante, é estruturar a atividade, dessa forma, a pessoa consegue ter insights criativos com mais agilidade.

Por isso a importância do processo criativo, onde o indivíduo planeja suas atividades com criatividade, esforço e inovação, e assim, constrói um produto/ideia que tenha algum valor, tanto para ele, como para o restante da sociedade.

Fuja da zona de conforto

Delete da sua cabeça o “e se não der” e o “não tem como”’. Seja otimista e faça acontecer. Viaje, tire folga, vá a algum lugar diferente! Nos acostumamos a sempre ir aos mesmos lugares, ou até a pedir o mesmo prato no restaurante. Arrisque-se e conheça coisas diferentes. Abra-se para novas possibilidades!

Observe o mundo

Seja observador. Desenvolva pensamentos mais analíticos e críticos. Faça um exercício de observar com mais atenção coisas que você nunca reparou, como construções, placas de trânsito. Os detalhes mais comum de coisas que acontecem em seu dia a dia podem promover grandes insights criativos.

Relaxe

Quando estamos muito focados é comum ficarmos mais estressados e com a visão muito direcionada. Por isso, procure relaxar. Com a mente mais aberta, fica muito mais fácil organizar as ideias. Assista a um filme, leia um livro, ouça música, cante no chuveiro! Aproveite os momentos de descanso e diversão.

Todos nós somos criativos. O que nos diferencia é o quanto exercitamos e treinamos nossa mente. Com o estresse e rotina do dia a dia, nossa cabeça fica sempre sobrecarregada e nossa criatividade bloqueada. Então, que tal aproveitar o Dia da Criatividade para começar a colocar estes hábitos em prática?