16 de novembro de 2018 às 18h41

Todo mundo depende dele

Para muita gente, a invenção do vaso sanitário é mais importante que qualquer outra na história da humanidade. Além de dar aquela salvada em todo mundo, o objeto é de suma importância no saneamento, principalmente no que diz respeito à saúde.

Sem o nosso famigerado trono, os índices de doenças causados por parasitas fecais dispararia de forma alarmante. Imagine se toda essa sujeira fosse para os rios, seria um cenário parecido com aquele do século 19 em que as pessoas morriam por doenças causadas por essas doenças em nível recorde.

Outra coisa de extrema importância é na separação de resíduos para não contaminação de águas pluviais. Parte fundamental de nossas vidas e no controle sanitário e higiênico, o vaso sanitário é, sem dúvida, uma celebridade internacional celebrada em diversos países.

Lá em 2001, o museu Gladstone Pottery, na cidade britânica de Stoke-on-Trent, por exemplo, reuniu 2 milhões de libras junto à União para contar a história do vaso sanitário à visitantes. Na exposição, as pessoas ficam sabendo como nossos antepassados iam ao banheiro antes da invenção da privada com sistema de descarga (e que invenção, não é mesmo?)

Na Índia, do outro lado do mundo, existe um outro museu. Este, apenas para mostrar sanitários e o desenvolvimento deles ao longo dos anos. Existem modelos super primitivos que datam de uns 4.500 anos atrás.

E mais uma curiosidade: Durante o Superbowl, nos Estados Unidos, o número de descargas acionadas durante o período de intervalo é o maior de  todo o ano no país.

Em poucas palavras, o vaso sanitário colabora em vários aspectos com a nossa vida. Desde a nossa saúde e higiene até no saneamento de nossas cidades.  Hoje, dia em que celebramos este utensílio tão valioso, façamos nossa parte e respeitemos o legado desta grande invenção.