O Sindaema

A história do movimento sindical dos trabalhadores do saneamento teve início em 06 de janeiro de 1962, quando um grupo de trabalhadores da Cesan decidiu criar a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Purificação de Água do estado do Espírito Santo. Com muita determinação, em 15 de junho de 1963, eles conquistaram a carta sindical nº 115669/63 e a Associação se transformou em Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação de Água do estado do Espírito Santo (STIPDASEEES). Em 1993, com a reforma estatutária da entidade, o grupo de filiados foi ampliado e os trabalhadores da área de meio ambiente passam a participar do Sindicato que recebe um novo nome: Sindaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água, esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo.

Atualmente com 1.300 filiados, o Sindaema se tornou referência no estado pelas lutas empreendidas contra a privatização e pela defesa do saneamento público com controle social. Sua história vem sendo construída com uma visão ampla da política sindical, cujo compromisso maior é com o exercício da cidadania para construção de uma sociedade mais justa e solidária – em que a ética e os direitos humanos sejam os eixos das políticas públicas.

Militância Ambiental

50 anos de Sindaema