Sindicalize-se

DADOS PESSOAIS

Convidamos os trabalhadores da Cesan e dos SAAES a se filiarem ao sindicato e fazerem parte deste movimento crescente em busca de uma sociedade mais justa, mais humana e ética.

DADOS PROFISSIONAIS

Leia o regulamento para concorrer ao sorteio dos tablets.

Faça parte deste movimento, e seja um agente de transformação Vivemos hoje uma realidade social complexa, em que a gestão da força de trabalho desenvolve mecanismos de captura da subjetividade do trabalhador em nome da produtividade e da permanência da empresa no mercado a qualquer custo. Esta máxima é difundida maciçamente através da comunicação aonde as novas gerações de trabalhadores se vêm buscando ferramentas individuais para se inserir neste contexto, garantindo sua capacidade de consumo sem se preocupar com os rumos da coletividade.

A saída individualista de sobrevivência enfraquece o pensamento coletivo, o que representa um retrocesso em termos de lutas e conquistas sociais. A entidade sindical enquanto movimento social tem percebido esta dificuldade na diminuição das sindicalizações em relação à décadas anteriores, o que contribui para enfraquecer sua capacidade de fazer frente às investidas do capital privado, sob orientação neoliberal, que caminha sempre no sentido de ampliar a sua participação em serviços considerados essenciais à vida e que deveria ser garantida por via pública sem a ganância financeira com barganhas políticas das grandes empreiteiras no Brasil. Neste momento precisamos despertar a consciência política e unir forças em torno da defesa dos serviços públicos de qualidade com acesso universal para todos os cidadãos.

Por que filiar-se ao sindicato?

Acreditamos que só por meio da entidade que nos representa coletivamente é que poderemos refrear e combater os abusos que as empresas praticam. Cabe ao Sindicato, organizar a defesa dos direitos da categoria. Mas sua força está ligada à sua representatividade. Quanto maior o número de filiados e a participação, maior é a sua capacidade de defender os interesses da categoria. O individualismo não ajuda. Sindicato é trabalhador organizado.

No mundo todo, os direitos trabalhistas só foram conquistados após uma longa história de luta. Parece incrível, mas já em 1844 os trabalhadores fabris da Inglaterra conseguiram diminuir as jornadas de trabalho para 10 horas. Uma vez filiado, você poderá participar plenamente de todas as assembleias da entidade, com direito a votar e ser votado. Poderá opinar e deliberar a respeito de assuntos da categoria, assim como sobre as reivindicações por uma sociedade mais justa e solidária. Ao se tornar um filiado do Sindaema, você também irá dispor de benefícios como assistência jurídica na área trabalhista e de família e de convênios firmados com comércio e instituições de ensino.

Contamos com você nessa grande batalha em defesa dos direitos dos trabalhadores do Saneamento.