Home / ÚLTIMAS NOTÍCIAS / História fiscal do Sindaema registrada em livros

História fiscal do Sindaema registrada em livros

Toda a vida contábil do sindicato agora está registrada em livros, que ficam à disposição dos companheiros para acompanhar a forma com que os recursos são utilizados na entidade. Foi possível resgatar o histórico de movimentações financeiras a partir de 1994, com a descrição até dos centavos utilizados nas atividades sindicais.

São 30 unidades, sendo 15 Livros Diários e 15 Livros Razão. O preenchimento do Livro Razão é essencial, pois possibilita identificar o saldo de cada conta apurado no Livro Diário e lançado no Livro Razão. Dessa maneira, é possível acompanhar a cada momento a situação do patrimônio da entidade, além de ser parte integrante da escrituração contábil e pode ser exigido em uma verificação fiscal.

Antes desse trabalho, as notas fiscais ficavam soltas, sem uma organização que facilitasse o acesso às informações financeiras. Foi preciso muita dedicação para reunir todos os documentos necessários para montar as 30 edições e ainda fazer o registro em cartório, mas agora tudo está organizado e acessível para melhor controle da nossa situação contábil.