O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo (Sindaema) atua desde 1963 em defesa da universalização do atendimento de saneamento básico com tarifas justas e contra a privatização do setor de saneamento.

Tem mais de 1.600 associados — são trabalhadores da Cesan e de algumas terceirizadas, dos SAAEs (Serviços Municipais de Água e Esgoto), de empresas das parcerias público privadas (Serra Ambiental e Vila Velha Ambiental) e da concessionária de Cachoeiro de Itapemirim BRK. A sede do sindicato está localizada no Bairro do Moscoso, em Vitória.

CONVÊNIOS