Home / EM DESTAQUE / Ousadia de vencer nas águas da Coreia do Sul

Ousadia de vencer nas águas da Coreia do Sul

Nadar pode parecer uma tarefa simples para quem pratica a atividade por lazer, mas para quem leva o esporte a sério sabe das barreiras que tem de enfrentar, ainda mais se for para competir em nível mundial. Esse foi o desafio que o operador de elevatória do Planalto, Marcelo Fernandes dos Santos, adotou para sua vida dois meses atrás, quando decidiu disputar no Campeonato Mundial de Maratona Aquática na Coreia do Sul.

Só a distância já era um obstáculo a ser vencido. Foram 49 horas de avião, conexões, ônibus, trem-bala e caminhadas. Mas o mais difícil mesmo era vencer seus próprios limites e levar uma medalha para o Espírito Santo, já que era o único capixaba na competição.

A prova foi realizada num domingo, dia 11 de agosto, às 10h10, na cidade litorânea de Yeosu, 320km da capital Seul (capital). “Durante 4 dias, me concentrei em estar preparado para este momento, aliando concentração pré-prova e turismo, pois tinha as tardes livres para passear. No dia da prova, me senti tranquilo por conta da preparação. Nessa hora, qualquer detalhe conta. A prova foi de 3km, sendo duas voltas de 1,5km”, detalhou o atleta.

Durante a prova em águas abertas ele foi aumentando o ritmo de forma progressiva, administrando o cansaço e, nos últimos 500m da disputa, teve uma bela disputa com um alemão pela 6ª colocação. “Infelizmente, na batida de mão, perdi a medalha por apenas 0.28s (apenas os 6 primeiros ganhavam medalhas), ficando em 7º do mundo. Independente da colocação ou resultado, a maior conquista foi ter conquistado essa oportunidade de estar competindo entre os melhores do mundo. Foi uma evolução física, mental, pessoal e profissional, que convergiram nessa experiência que levarei para a vida inteira”, destacou Marcelo, que trouxe também muito orgulho para seus colegas de trabalho e para o Sindaema, mostrando como a atividade física ajuda na superação do corpo e da alma. Parabéns, companheiro, pelo resultado e pelo exemplo para todos!

CONVÊNIOS