Home / EM DESTAQUE / Reflexão sobre o que é ter consciência negra

Reflexão sobre o que é ter consciência negra

No dia em que fazemos uma reflexão sobre o que é ter consciência negra, vemos o deputado federal Coronel Tadeu quebrar uma placa da exposição “Trajetórias Negras Brasileiras”, que foi aberta ontem na Câmara dos Deputados, exatamente para homenagear o Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro.

Tadeu pisou e quebrou uma das peças que estampava uma charge do artista Latuff com um homem negro assassinado por um policial com uma arma na mão. O deputado disse que a imagem é contra a polícia e que ela existe para defender a sociedade. Ele foi criticado por racismo e o caso foi registrado na polícia.

São atos assim que nos levam a refletir sobre a realidade: os negros são a maioria das vítimas assassinadas, seja por policiais ou pela violência urbana. A desigualdade existe, sim, e precisa ser combatida.

“Não podemos tolerar qualquer forma de preconceito, principalmente daqueles que ocupam espaços de representação da população brasileira, que é plural”, destacou o presidente do Sindaema, João Ramos.

CONVÊNIOS