Home / EM DESTAQUE / Sindaema em defesa do meio ambiente no Grito dos Excluídos

Sindaema em defesa do meio ambiente no Grito dos Excluídos

O Sindaema vai participar do tradicional Grito dos Excluídos, que pela primeira vez será realizado em Cariacica. A manifestação popular, que acontece sempre no feriado do dia 7 de Setembro, este ano vem com o lema “Este sistema não Vale!”, uma referência aos crimes ambientais cometidos pela mineradora Vale em Mariana e Brumadinho (MG). A reflexão sobre o lucro em detrimento da vida e do meio ambiente é uma das pautas que o Sindaema também defende.

O diretor Nildo Antonio Leite de Mendonça vai representar o sindicato no evento, que começa às 8h, na praça de Porto de Santana, de onde os manifestantes vão sair com destino à Flexal I. O local foi escolhido por ser uma das regiões nas quais atuou o padre francês Gabriel Félix Roger Maire, cujo assassinato completa 30 anos em dezembro.

Para a diretora de Juventude, Gênero, Raça, LGBT do Sindaema, Kelly Fernandes Gandini Caiado, o lema deste ano engloba de forma muito significativa as razões pelas quais temos que gritar. “Crimes ambientais, como os de Brumadinho e Mariana, a liberação do uso dos agrotóxicos, as queimadas criminosas e o desmatamento da Amazônia são preocupantes. Ainda temos o desmonte das políticas sociais, como vemos nos cortes na educação, moradia e saúde, além da retirada dos direitos trabalhistas e a constante perseguição e ameaça aos direitos que ainda restam. Há ainda a marginalização da juventude e também o grande esforço deste governo de entregar a água ao setor privado. Ou seja, temos que gritar, esbravejar, pois o Brasil está retrocedendo e não podemos nos calar”, destacou.

O Sindaema convida os companheiros do meio ambiente e saneamento a fazerem coro a este ato, para denunciarmos também a violência contra a mulher e a população de periferia, principalmente jovens e negros.

CONVÊNIOS

%d blogueiros gostam disto: